Um dos maiores problemas é o treinamento sem a devida intensidade adequada. Fatores primordiais que determinam a intensidade do treino
• Sexo; • Quilagem; • Fatores internos; • Fatores externos; • Amplitude de movimento; • Cadência de movimento; • Volume de treino; • Intervalo entre as séries; • Intervalo entre exercícios.
Outro grande problema é o excesso de exercícios aeróbicos, é comum ainda hoje acharem que quanto mais melhor, isto não funciona nem com a musculação, o excesso de treino aeróbico prejudica tanto quem quer emagrecimento como quem quer ganhar massa magra.
O quanto de sobrecarga podemos expor nossos clientes? Com tantos padrões alterados de movimento não corrigidos! Com tantas disfunções músculo – esqueléticas não levadas em conta! Com tantos encurtamentos não corrigidos? Dizem que sou muito detalhista mas é a diferença entre um profissional de qualidade e um profissional que fica te ludibriando só para tomar o seu dinheiro. Excesso de atividades – não é raro ver mulheres envolvidas em muitas atividades (corridas, ginásticas, spinning, musculação…). Além de prejudicar os resultados, diversos autores defendem que o excesso de uso contribui mais para as dores patelofemorais que as predisposições naturais!
O iniciante de hoje em dia peca muito na biomecânica, o iniciante deve priorizar o aprendizado do movimento e a qualidade de execução mas quando o treinador vira as costas ele já aumenta a quilagem e começa a prejudicar todo o movimento sobrecarregando articulações e tendões correndo o risco de lesões graves, a estrutura óssea não deforma sozinha, se você tem algum padrão alterado em sua postura o fator principal a se ver é um enfraquecimento muscular ou encurtamento muscular causando desequilíbrio. Se você não esta tendo resultados sendo acompanhado por um profissional de qualidade me desculpe mas o principal culpado é você! Se você não esta tendo resultado sendo orientado por um profissional que é tudo farinha do mesmo saco, procure um profissional de qualidade, livro bom é caro então personal trainer bom também é caro.
Quer fazer treino de blogueira? Se você tiver no mínimo uma hérnia de disco, luxação articular e condromalácia patelar você esta no lucro! Se busca resultados reais se dedique, foque no seu treino, pense no que irá fazer na sala de musculação, evite distração, execute corretamente os movimentos e com cargas adequadas, quem levanta peso é guindaste, isso não quer dizer que tenha que virar um antissocial, apenas deixe o bate papo para antes ou depois do seu treino, assim, não atrapalha seu rendimento e nem dos companheiros de treino, se for conversar de preferência converse longe de quem estiver treinando! Como eu sempre digo: quanto mais você conversa menos resultado você tem! Fecha a cara e treina!
“A simplicidade é o último grau da sofisticação.” (Leonardo Da Vinci)