Sente cansaço todos os dias e não sabe por que? Talvez a sua resposta esteja em um dos tópicos abaixo, ou numa junção de todos:
1️ – Dieta: uma alimentação rica em açúcares, refinados e industrializados sobrecarrega nosso corpo, pois muitas das substâncias nosso corpo não reconhece como “naturais” para metabolizar, afetando nosso trato gastrointestinal e, consequentemente, contribuindo para um quadro de inflamação crônica que desequilibra nossos hormônios e nossos sistemas.
2️ – Stress: o natural é que o maior pico de cortisol ocorra pela manhã e vá diminuindo no decorrer da noite, mas sob stress nosso corpo funciona ao contrário, fazendo com que tenhamos dificuldade em dormir bem e, claro, em acordar com disposição
3️ – Sono: se não há sono reparador, não há energia que resista! Além disso, o sono é importantíssimo para várias outras funções do nosso corpo: da recuperação dos músculos e tecidos à nossa capacidade cognitiva e intelectual.
4️ – Sedentarismo: a ausência de atividade física é um ciclo vicioso, que provoca cada vez mais desânimo, preguiça e cansaço. Exercícios são essenciais para regular nosso sono, nossa sensibilidade à insulina, nossos hormônios e nossa disposição física
5️ – Desidratação: a ingestão inadequada de água provoca diminuição da energia física e mental, mudanças de humor, dificuldade de raciocínio e concentração, além de afetar várias funções do nosso corpo que dependem de água.
6️ – Exposição eletromagnética: a exposição a celulares, TVs, computadores, tablets entre outros à noite, em especial, afeta nossa secreção de melatonina (hormônio do sono), estimulando a insônia e o cansaço no(s) dia(s) seguinte(s). 7️ – Deficiência nutricional: em especial Vitamina D, Ferro e Magnésio.
8️ – Desequilíbrios hormonais específicos: como hipotireoidismo, baixos níveis de testosterona, uso contínuo de anticoncepcionais, entre outros.